Sobre ter plantas

— by
Reading Time: 2 minutes

Não lembro direito quando comecei a ter plantas em casa. Hoje em dia já estou no nível das pessoas que andam pela rua e ficam procurando mudas para levar para casa ou daquelas que visitam alguém e saem com mudas. Vício de procurar novas plantas é um caminho sem volta…rs.

O que acho fundamental para cuidar de plantas? Curiosidade, dedicação e contemplação.

Curiosidade, porque você encontrará vários tipos de plantas e vai pesquisar até achar o nome dela. Provavelmente vai conversar com todos que conhece e ir em muitas floriculturas, até conseguir uma muda daquela planta tão desejada.

Dedicação, porque as plantas precisam de cuidados diários. Caso você esqueça delas e priorize apenas a sua vida, pode ser tarde demais quando você lembrar das plantinhas. Também é preciso pesquisar como cuidar de cada tipo de planta, como trocar de vaso, cuidados sazonais, como fazer mudas, verificar se a planta está melhor lugar para seu desenvolvimento, etc. 

Contemplação é a parte que eu acho mais interessante. É nela que, observando, você aprende sobre o desenvolvimento de cada planta. Apesar delas, em sua maioria, se desenvolverem bem devagar, muitas vezes você pode ser surpreendido com alguma flor, fruto ou folha inesperada de um dia para o outro. Uma grande felicidade é perceber que sua mudinha está crescendo e ficando cada vez mais forte ou que sua planta, que já estava há muito tempo sem novidades, começou a florescer. 

Uma das capacidades que mais admiro nas plantas é a resiliência. Muitas vezes parece que nada está acontecendo na superfície, porém a planta está se preparando para brotar, dar flores ou frutos. É como se ela estivesse esperando a hora certa, se fortalecendo, para pegar impulso e crescer.  As texturas, os perfumes, as cores, a geometria e muito outros detalhes, fazem com que ter plantas e observá-las seja emocionante.

E você, já se aventurou nesse universo das plantas?

Newsletter

Our latest updates in your e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *