O que é o método SMART e como aplicá-lo

— by
Reading Time: 2 minutes

O método SMART pode te ajudar a definir metas mais objetivas, mais alcançáveis e mais realistas, podendo ser usado na sua vida profissional e pessoal.

O termo SMART vem do acrônimo das palavras:

  • S de Specific ( específico)
  • M de Measurable ( mensurável)
  • A de Attainable ( atingível)
  • R de Relevant ( relevante)
  • T de Time based (Tempo)

Ao criarmos metas, é comum que essas metas não sejam muito específicas e nem tenham um objetivo muito definido. Isso dá margem para que a meta não seja alcançada. Usando esse método, você consegue direcionar melhor suas metas e tem muito mais chances de ter sucesso com elas.

Método SMART

Específico (Specific)

Defina uma meta específica e com a meta definida, reflita sobre as seguintes questões:

  • O que quero alcançar com essa meta específica?
  • Preciso da ajuda de outras pessoas? Se sim, quais?
  • Quais os recursos para executar essa meta?
  • Que motivo torna essa meta tão importante? 

Mensurável (Measurable)

Defina uma meta mensurável, ou seja, que pode ser medida e avaliada. Para te ajudar nessa definição, pense nessas questões:

  • Que resultado você espera com essa meta?
  • Como e por quem o resultado será medido?

Atingível (Attainable)

Defina uma meta atingível. Metas podem motivar ou desanimar. Por isso é muito importante ter metas bem definidas e que possam ser alcançáveis. Verifique se você terá os recursos e habilidades necessárias para alcançar essa meta. Seja realista.
Se não conseguir atingir seu objetivo, reavalie sua meta. Você pode pedir ajuda para redefinir, definir uma nova data de término ou definir uma nova meta, mais alcançável.

Relevante (Relevante)

Defina uma meta relevante. Metas sem importância ou inalcançáveis, não devem ser tratadas como prioridade. Pense como ela afetará sua vida pessoal ou profissional e os benefícios que irá trazer. Caso perceba que essa meta não é relevante ou pertinente ao momento, reavalie.

Temporal (Time based)

Defina uma meta temporal. Definir em quanto tempo você pretende alcançar o objetivo da sua meta, é fundamental. Caso contrário, essa meta pode ser alcançada num prazo onde já não tenha mais impacto ou até mesmo ser adiada indefinidamente.

As metas precisam de manutenção para que sejam atingidas. Revise-as com determinada frequência. Às vezes podemos exigir demais de nós mesmos ou das pessoas com quem trabalhamos, por isso metas realistas e objetivas tem mais chances de conseguirem ser conquistadas. Leve em conta os detalhes antes de planejar suas metas e também não caia na síndrome do ano novo, quando você percebe que mais um ano passou e a maioria de suas metas não foram realizadas, começa a traçar indiscriminadamente muitas metas.

Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé)

,

Newsletter

Our latest updates in your e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *