Método VARK

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Desenvolvida por Neil Fleming, esta teoria categoriza os estilos de aprendizagem em quatro tipos:

  • Visual: aprendem melhor visualmente. Preferem informações apresentadas em formatos visuais como gráficos, diagramas, e mapas mentais.
  • Auditivo: absorvem informações mais eficazmente quando ouvem. Preferem informações em formato de palestras, discussões em grupo e recursos de áudio.
  • Leitura/Escrita: aprendem de forma mais assertiva quando as informações estão em formato de texto, como listas, notas escritas, manuais e outros materiais de leitura e escrita.
  • Cinestésico: preferem uma abordagem mais física e prática, aprendendo melhor através de atividades práticas, como experimentos, simulação/encenação ou qualquer tipo de aprendizado que envolva movimento físico ou construção de modelos físicos.

Benefícios da aplicação do método VARK

  • melhora na compreensão e retenção de informações: quando recebemos informações de maneira correspondente ao nosso estilo de aprendizagem preferido, podemos achar mais fácil compreender e reter essas informações;
  • aumento do engajamento e motivação, visto que quem está aprendendo tende a se sentir mais engajado e motivado quando o material de aprendizagem é apresentado de uma maneira que ressoa com seu estilo de aprendizagem. Isso pode levar a uma atitude mais positiva em relação à aprendizagem e a uma maior disposição para participar ativamente do processo educativo;
  • redução de frustrações e barreiras à aprendizagem, devido ao ensino adaptado para atender aos diferentes estilos de aprendizagem.

Ao empregar o método VARK, o educador reconhece e valida as diferentes formas pelas quais os educandos absorvem e processam informações. Isso contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e atencioso.

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Embora seja uma ferramenta útil para entender preferências individuais, é importante considerar suas limitações, como:

  • falta de evidência empírica comprovando que a adaptação do ensino ao estilo de aprendizagem preferido de um aluno melhora significativamente o desempenho acadêmico;
  • rótulos redutivos, pois rotular os alunos em categorias específicas pode levar a uma visão limitada do potencial de aprendizagem de um aluno, ignorando a flexibilidade e a adaptabilidade da aprendizagem humana. Além disso, rotular alunos pode resultar em expectativas auto-limitantes ou estereótipos;
  • simplificação excessiva, já que o aprendizado é um processo dinâmico e multifacetado, influenciado por uma variedade de fatores cognitivos, emocionais e contextuais. Reduzir este processo a apenas quatro estilos pode ignorar outros aspectos importantes da aprendizagem.

O método VARK pode ser considerado como uma ferramenta entre muitas para entender as preferências de aprendizagem, mas não como um guia definitivo para a prática pedagógica. É essencial manter uma abordagem equilibrada e flexível, reconhecendo que a eficácia do ensino depende de uma variedade de fatores e que os alunos podem se beneficiar de uma mistura de métodos de aprendizagem.

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