Em japonês, IKIGAI significa “razão para viver”, conceito que traz ao universo do desenvolvimento humano a busca pelo sentido para tudo o que realizamos.
O diagrama abaixo mostra as quatro áreas presentes em uma vida com sentido e propósito. Os quatro círculos se interligam e vão formando as áreas da paixão, missão, profissão e vocação. No centro de tudo está o Ikigai, que é nosso propósito de vida. Devemos prestar atenção nas outras interseções também, pois elas revelam as faltas em cada área.
A MANDALA IKIGAI
Como aplicar Ikigai?
O Ikigai é uma forma de autoconhecimento e para isso, você precisa estar num momento só seu, refletindo sobre tudo o que te motiva a ter uma vida mais plena. Existem quatro fatores que devemos pensar para encontrar nosso Ikigai:
- O que amo fazer?
- O que faço bem feito?
- O que o mundo precisa?
- O que posso ser pago para fazer?
Achei esse site com um teste online para encontrar o Ikigai. Porém, caso você faça o teste online, recomendo que também faça por escrito e com mais tempo, para ter uma reflexão mais profunda e um melhor aproveitamento.
As 10 regras do Ikigai
1. Continue ativo, não se aposente
Aqueles que desistem das coisas que amam fazer e fazem bem, perdem seu propósito na vida. Por isso é muito importante continuar fazendo coisas de valor, progredindo, trazendo beleza e sendo útil para os outros, ajudando e moldando o mundo ao seu redor, mesmo depois de se aposentar.
2. Vá devagar
Estar com pressa é inversamente proporcional à qualidade de vida. Como diz o ditado: Caminhe devagar e você irá longe. Quando deixamos a urgência para trás, a vida e o tempo ganham um novo significado. Se você está com pressa, isso incita que você não está no controle e sob estresse. Levar as coisas devagar significa que você está mais atento às suas decisões, no controle e fazendo as coisas que deseja fazer com mais frequência.
3. Não encha o estômago
Menos é mais quando se trata de comer para ter uma vida longa. De acordo com a regra dos 80 por cento, para permanecermos saudáveis por mais tempo, devemos comer um pouco menos do que nossa fome exige, em vez de nos empaturrarmos.
4. Cerque-se de bons amigos
Amigos são o melhor remédio, estão lá para contar as preocupações, bater um bom papo, compartilhar histórias, receber conselhos, se divertir. As relações interpessoais são muito importantes. Sem relacionamentos e amizades, não podemos experimentar conexão, intimidade ou amor, nem podemos compartilhar nossos sentimentos. Quando consideramos que agora passamos mais tempo sozinhos olhando para as telas do que com nossos amigos, essa regra funciona como um lembrete da importância da amizade e de todos os seus benefícios. Em vez de olhar através de um feed de mídia social, ligue para uma pessoa querida e marque um encontro para conversar.
5. Entre em forma para o seu próximo aniversário
O corpo pelo qual você se move na vida precisa de um pouco de manutenção diária para mantê-lo funcionando por um longo tempo. Além disso, o exercício libera hormônios que nos trazem felicidade.
6. Sorria
Uma atitude alegre não é apenas relaxante – também ajuda a fazer amigos. É bom reconhecer as coisas que não são tão boas, mas nunca devemos esquecer o privilégio que é estar aqui e agora em um mundo tão cheio de possibilidades.
7. Reconecte-se com a natureza
Embora a maioria das pessoas viva em cidades hoje em dia, os seres humanos são feitos para fazer parte do mundo natural. Devemos voltar a ele com frequência para recarregar as baterias. Você conhece a palavra japonesa shinrin-yoku? Ela se traduz em “banho na floresta” e significa conectar-se com a natureza usando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. É uma prática de atenção plena para ajudá-lo a se reconectar com a natureza para que você possa rejuvenescer o corpo e dar à mente um momento de paz.
8. Agradeça
Agradeça aos seus antepassados; à natureza, que lhe proporciona o ar que respira e a comida que come; aos seus amigos e familiares; a tudo o que alegra seus dias e faz com que se sinta sortudo por estar vivo. Passe um momento todos os dias agradecendo e verá seu estoque de felicidade crescer.
9. Viva no momento presente
Pare de lamentar o passado e temer o futuro. Hoje é tudo que você tem. Aproveite ao máximo. Viva uma vida que vale a pena ser lembrada.
10. Siga seu Ikigai
Há uma paixão dentro de você, um talento único que dá sentido aos seus dias e o leva a compartilhar o melhor de si mesmo até o fim. Cada Ikigai é único, mas uma coisa que temos em comum é que todos nós procuramos um significado para nossas vidas. Quando passamos nossos dias nos sentindo conectados ao que é significativo para nós, vivemos mais plenamente; quando perdemos a conexão, sentimos desespero. O Ikigai está dentro de cada um de nós e encontrá-lo requer uma busca paciente.
Que você tenha uma vida longa, feliz e cheia de propósito!
Deixe um comentário