Esse é meu segundo ano usando o Contrato de hábito, que peguei no blog do Daniel Kossmann.
Dessa vez, o hábito que escolhi para desenvolver foi escrever no meu blog.
Bom, primeiro tive que criar meu blog. Depois, com o blog criado, veio a dificuldade em determinar as categorias dos textos. E depois de ter definido umas 3 categorias, veio a dificuldade de escrever os textos.
Eu tive muita vergonha de publicar os primeiros textos. O receio de ter um retorno ruim das pessoas foi grande. Hoje, tenho 34 posts feitos (contando esse).
O que mudou?
Hoje escrevo com mais compromisso. Mesmo com dúvidas sobre a qualidade do que escrevo, percebo que mais do que me preocupar com as críticas (que muitas vezes estão apenas na minha cabeça mesmo), devo me ocupar apenas com a escrita dos textos.
Sobre a escrita
Tem dias que é mais leve escrever, tem dias que são super difíceis e a procrastinação pesa muito. Mas até agora consegui manter o compromisso semanal.
Sobre os posts publicados
Às vezes fico satisfeita vendo minhas postagens, às vezes não. Sou super crítica comigo mesma e isso me impede muitas vezes de curtir alguns momentos. O que importa é que já me permito ter orgulho de alguns posts escritos. E como já aprendi na terapia: toda mudança, por menor que pareça, deve ser comemorada. E as lembranças dessas pequenas alegrias me motivam em dias que não estou muito estimulada a escrever.
Sobre a aparência do blog
Isso parece ser um longo trabalho até agora. Estou aprendendo a mexer no WordPress e sei que ainda tenho muito caminho pela frente. Mas é tão interessante aprender algo novo e desafiador! Cada novo aprendizado é muito satisfatório. Aprender fazendo é muito estimulante.
Sobre as categorias do blog
Ainda em processo. Mas estou aprendendo a ser gentil comigo mesma e deixando as coisas se encaixarem. E vejo que até para quem escreve há mais tempo isso não é algo tão fixo. Nossos interesses podem mudar ao longo do tempo, nossas ideias podem se concentrar em certos assuntos mais específicos. Enfim, as categorias sobre as quais escrevo hoje em dia, ainda são as que possuo um bom conhecimento. Espero logo ter coragem para me desafiar mais ainda e escrever sobre assuntos que saem da minha zona de conforto.
Sobre ter um blog
Um blog, pra mim, é um lugar bem mais calmo de colocar minhas ideias, do que em redes sociais. E isso gera menos ansiedade e faz com que as coisas caminhem melhor. O propósito do meu blog é mostrar meus trabalhos, pensamentos e dividir conhecimentos. Gosto de ler blogs, pois é um outro tipo de tempo, de espaço e de conexão com outras pessoas.
E você, já tem um blog? Se sim, escreve o link aqui nos comentários que vou adorar conhecer.
Deixe um comentário