Bons hábitos muitas vezes não são o que gostaríamos de fazer e sim o que precisamos fazer. Como tenho dificuldade em criar novos hábitos, fiz uma lista do que me ajuda a criá-los. Espero que te ajude também!
1. Tenha bons apoios
Caso você comece um novo hábito e esteja com dificuldade, é muito importante que tenha pelo menos uma pessoa que te apoie para que você continue trabalhando nesse hábito. Não uma pessoa julgadora e sim uma pessoa incentivadora, que te lembre os benefícios daquele hábito, por exemplo.
2. Mantenha um registro de hábitos
Muitas vezes percebo que não consigo ver a evolução do hábito, então um registro de hábitos serve para que eu possa avaliar e acompanhar seu desenvolvimento. Um dos modelos que uso hoje em dia é o Contrato de hábito semanal para 2022.
3. Deixe seu hábito confortável
Organize sua rotina de forma a acrescentar o hábito no melhor horário para realizá-lo. Tive dificuldade para implementar alguns hábitos na minha vida porque não conseguia organizar minha rotina. Por exemplo, caminhar. Esse hábito, para mim, era muito difícil. Não conseguia fazer caminhadas sozinha, escolhia horários onde já estava muito quente para caminhar. Gostava da ideia, mas não do esforço. Então uma alternativa foi acordar mais cedo e caminhar antes mesmo de tomar café amanhã. Nesse horário é fresco e me sinto bem melhor. Também tenho a companhia do meu namorado. Caminhamos juntos todos os dias e quando bate a preguiça em um de nós, o outro estimula. Junto com o hábito de caminhar, acabei ganhando outro hábito, o de acordar cedo todos os dias.
4. Veja o que te impede de criar esse hábito
Reflita verdadeiramente sobre os reais motivos de não conseguir criar um hábito. Preguiça, falta de acessórios, apego a rotinas antigas, etc. É certo que você achará justificativas para não fazer, então decida se você quer continuar sendo a mesma pessoa ou quer mudar. Essa decisão terá efeito a longo prazo. Pense bem e pense além.
5. Mantenha sempre em mente os benefícios desse hábito
Hábitos não costumam produzir benefícios a curto prazo, então você precisa entender todo o processo, todo o caminho para que você chegue numa estabilidade ou no resultado desejado.
6. Seja uma metamorfose ambulante
Temos necessidades básicas que duram a nossa vida inteira e necessidades mais específicas de cada época da nossa vida. Não queira ser um adolescente com 40 anos. Não estou falando de energia e sim de hábitos. Seu corpo passa por mudanças e você precisa estar atento para respeitar essas mudanças. É só lembrar do seu metabolismo quando era criança ou adolescente. Muita coisa mudou, né? Ótimo! É bom estar no presente.
7. Troque informações
Converse com pessoas, pesquise sobre como as pessoas criam seus hábitos. Muitas vezes não temos uma percepção produtiva de como criar um hábito desejado, por isso é importante fazermos essas trocas pessoais. Você também pode pesquisar, ver vídeos, ler sobre o assunto, etc.
8. Comece pelo mais básico
Muitas das minhas frustrações em relação a hábitos foram porque eu queria começar um hábito de uma maneira muito radical. Obviamente esse novo hábito não se sustentava por muito tempo. Então comecei a perceber que meu nível de exigência comigo mesmo estava enorme e isso fazia com que eu entrasse em um ciclo de frustração. A partir do momento que comecei a valorizar as pequenas conquistas diárias, meus hábitos começaram a se desenvolver de forma mais saudável e com muito menos pressão. Isso gera menos ansiedade e menos ansiosa eu consigo mantê-los.
9. Compartilhe hábitos
É muito legal quando mais pessoas que convivem com você mantém os mesmos hábitos, assim uma rede de apoio muito forte é criada. Porém, não exija que a convivência seja um requisito para compartilhar todos os seus hábitos. Cada pessoa tem ritmos e necessidades diferentes. Se tiverem algo em comum, ótimo. Senão, busque amigos ou colegas que tenham os mesmos interesses.
10. Crie apenas um hábito por vez
Muitas vezes entramos na onda de querer mudar muitas coisas ao mesmo tempo e com isso fazemos listas enormes de bons hábitos, por exemplo. Essas listas são necessárias, porém você precisa estabelecer uma ordem de importância. Depois, implemente um de cada vez, para assim garantir que seja feito de forma sustentável.
Você pode ter o controle da sua vida ou se deixar levar apenas, e com isso muitos hábitos nada saudáveis podem se instalar. Atenção, autoconhecimento e disciplina são essenciais. Tudo com muito amor e gentileza, é claro.
E você? Tem alguma dificuldade ou cria seus hábitos com facilidade? Comenta aí.
Deixe um comentário