Já faz um tempo que não posto nenhuma receita por aqui. Então vou mostrar minha receita favorita de geleia de morango e falar sobre minha paixão com a culinária.
Um pouco da história…
Minha avó materna adorava fazer pão com os netos.
E tive o privilégio de ser uma das netinhas que aprenderam a fazer pãezinhos com ela. Lembro que fazíamos alguns modelos elaborados, como a roseta e a pombinha.
A roseta era um pãozinho em forma de rosa. Fazíamos um rolinho com a massa e depois picotávamos com a tesoura até a metade da massa para depois enrolá-la.
A pombinha era feita com outro rolinho, mais grosso e que afinava nas pontas e torcido para que ficasse parecido com um pássaro. O detalhe essencial era o feijão preto colocado como olhinho. Com os pãezinhos feitos, passávamos gema por cima, cuidando para não achatar as formas e depois minha vó colocava tudo no forno. Ela deixava sempre um pouco de massa sobrando para que a gente pudesse mexer do jeito que queríamos e tentar dar outras formas.
Era a tarde perfeita com o lanche perfeito. Acho que por isso ainda hoje fazer pão é algo mágico para mim. Segue agora a receita da geleia de morango que perfuma a casa tanto quanto um pãozinho caseiro. A receita do pão eu posto outro dia, com outra história.
Receita da geleia de morango
Ingredientes
- 1 kg de morangos maduros ou congelados (sem a parte verde)
- 400 g de açúcar
- 3 colheres (de chá) de suco de limão
Em uma panela de fundo grosso, coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão.
* Se forem morangos frescos, amasse os morangos com um garfo e ligue no fogo baixo.
* Se forem morangos congelados, ligue a panela (nesse momento pode ser no fogo médio) e à medida que os morangos forem descongelando, vá amassando com o garfo. Quando estiver descongelados e amassados, diminua o fogo.
Mexa de vez em quando para que não grude no fundo, mantenha o fogo médio ou baixo, dependendo de como for a chama do seu fogão.
A geleia pode espumar. Caso isso aconteça, vá retirando com uma colher essa espuma e descartando.
Quando ao passar a espátula no fundo da panela, um “caminho” abrir e você conseguir ver o fundo da panela a geleia estará pronta.
Transfira sua geleia caseira para um pote esterilizado (veja aqui com fazer isso) e espere esfriar antes de fechar o pote.
Conserve na geladeira.
Deixe um comentário