Aula de pintura com guache

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Nas aulas de artes, é importante explorar diferentes técnicas e materiais de pintura. Quando deixamos de lado o tradicional pincel, os efeitos podem ser surpreendentes!

Nessa aula, trabalhei com os seguintes materiais:

  • bola de isopor
  • palito de churrasco
  • tinta guache branca
  • tinta guache preta
  • bandeja de isopor
  • folha de papel A4 ou caderno de desenho

Objetivos da aula foram:

  • estimular os sentidos
  • noções de pintura abstrata
  • auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora
  • incentivar a percepção das cores (degradês, mistura de cores)
  • explorar a criação de texturas com a tinta
  • desenvolver a criatividade

Como foi organizada a aula:

Cada aluno recebeu:

  • uma folha A4
  • um palito de churrasco
  • uma bola de isopor
  • uma bandeja de isopor com um pouco de tinta guache preta e branca

Com o material já distribuído e sob minha orientação, os alunos espetaram as bolas de isopor nos palitos de churrasco, formando assim um novo tipo de pincel. Alguns estranharam e nesse momento foi feito uma conversa sobre os diferentes tipos de materiais que podemos usar para pintar. Assim os alunos ficaram mais tranquilos em relação ao novo material.

Antes de começar a pintura, também conversamos sobre as misturas de cores, sobre como utilizar o novo pincel, e sobre o cuidado com todos os materiais usados na aula.

Feito isso, coloquei uma música instrumental, para ajudar no foco dos alunos e a atividade começou.

É incrível como cada aluno vai desenvolvendo um jeito próprio de pintar. Alguns ficaram apenas no movimento mais esperado, algo como bater o pincel na folha (já que lembrava muito uma baqueta). Já outros iam muito além de bater o pincel. Escorregavam o pincel na folha, batiam em diversos ritmos e direções, batiam o pincel de várias formas, como por exemplo, a bola de isopor de lado e de cima. Também foi interessante ver o uso da tinta na folha, os mais tímidos usavam pouco espaço na pintura e quase não misturavam as cores, já os mais extrovertidos, pintaram a folha inteira com vários degradês.

Com as pinturas prontas, fizemos uma exposição dos trabalhos e abrimos uma roda de conversa sobre o resultado produzido.

A conversa foi muito produtiva. Algumas percepções dos alunos:

  • diferentes movimentos com o pincel geraram diferentes tipos de textura na pintura
  • a grande variedade de tons entre as cores branca e preta
  • é bom explorar novos materiais
  • pintar é muito divertido!

Aqui, algumas imagens dessa aula.

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