O que é o LanguageTool e como usar

— by
Reading Time: 4 minutes

Ano passado, voltei a fazer aulas de inglês e com os estudos, veio a necessidade de achar um corretor de textos online para quando eu escrevesse meus textos em inglês. Após pesquisar alguns, encontrei o LanguageTool. Comecei a usar e estou gostando muito. O que mais gostei é que além de sugerir a correção gramatical, ele também corrige erros de pontuação e sugere variações da frase.

O que é LanguageTool?

O LanguageTool é um editor de texto online e gratuito, com tecnologia baseada em IA e código aberto. Suporta mais de 30 idiomas, detecta e corrige erros ortográficos e gramaticais, mas também corrige nomes próprios com erros ortográficos (como nomes), erros de pontuação e pode ser usado como extensão em vários aplicativos e programas, como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Safari, Windows, macOS, iOS e outros.

Idiomas que podem ser verificados com o LanguageTool

O LanguageTool possui correção para os seguintes idiomas: Português (Brasil), Português (Angola),Português (Moçambique), Português (Portugal), Inglês (EUA), Inglês (Reino Unido), Inglês (Canadá), Inglês (Austrália), Inglês (Nova Zelândia), Inglês (África do Sul), Alemão (Alemanha), Alemão (Suíça), Alemão (Áustria), Asturiano, Bielorrusso, Bretão, Catalão, Chinês, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol, Esperanto, Francês, Galego, Grego, Holandês, Irlandês, Italiano, Japonês, Khmer, Norueguês, Persa, Polonês, Romeno, Russo, Sueco, Tagalo, Tamil, Ucraniano e Árabe.
E achei bem interessante o editor ter diversas versões de inglês (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul), português (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal) e alemão (Alemanha, Suíça, Áustria).

Usando o LanguageTool sem cadastro de e-mail

No começo, usei o aplicativo sem me cadastrar. Apenas para dar uma olhava em como funcionava e se era realmente o que eu precisava.
É uma tela simples e você só precisa selecionar a língua em que o texto está escrito (1), digitar ou copiar e colar seu texto no espaço em branco (2) ou abrir um texto do Word e a correção sai na sequência (3). Com as correções feitas, é só copiar seu texto e colar em outro arquivo.

Tela LanguageTool (sem cadastro de e-mail)

O corretor sugere a correção (1) de cada palavra no texto e também mostra uma lista com todas as correções (2). Quando você clica na correção sugerida pelo editor, ele automaticamente corrige a palavra no texto e retira da lista de correção.

Além de corrigir as palavras, o editor de texto também pode reformular as frases ou palavras do texto.

Você pode escolher entre corrigir a palavra (Correct) ou reescrever a frase inteira (Paraphrase) selecionada como errada pelo editor.

Aqui, selecionei para reescrever a frase inteira (Paraphrase). Ele te dá três sugestões de frases. E também sugere sinônimos de palavras, caso você selecione apenas uma palavra do texto.

Usando o LanguageTool com cadastro gratuito do e-mail

As possibilidades com o cadastro são maiores, pois além de corrigir e todas as possibilidades descritas acima, você poderá salvar e imprimir seu texto, além de ter um correção no Modo exigente. Com esse Modo ativo, você pode melhorar ainda mais sua escrita, já que ele oferece mais sugestões de estilo e tom, detecta frases longas ou complexas, reconhece coloquialismos e redundâncias e também sugere sinônimos de maneira proativa para palavras comumente usadas em excesso. Outra

Tela LanguageTool (com cadastro de e-mail)

Se você clicar nos 3 pontinhos na lateral direita acima, ele abre um menu com outras possibilidades (2), como Mostrar estatísticas do texto, copiar texto e imprimir texto. A que achei mais interessante foi a estatística. Na imagem seguinte mostro os detalhes dessa opção.

Essa é a tela com as estatísticas do texto. Legal, né!

Quando você clica em Opções, abre a tela de Configurações Gerais, onde além de poder modificar as configurações, você também tem acesso ao Dicionário Pessoal (aqui você vai adicionar palavras que você não deseja que sejam marcadas como erros ortográficos. Isso é especialmente útil quando você usa termos técnicos menos conhecidos ou nomes próprios) e Dicas de redação (com vários artigos).

Tela de Configurações Gerais do LanguageTool

Já uso esse editor há algum tempo e na minha opinião, é melhor fazer o cadastro (é gratuito) para poder ter acesso a mais recursos. Existe uma versão Premium individual e para equipes do editor, caso você queira. Segue abaixo a tabela (valores obtidos no dia da postagem desse texto: 24/04/23).

Tabela de valores do LanguaTool (valores obtidos no dia da postagem desse texto: 24/04/23

Espero que goste dessa dica e, se tiver alguma sugestão de editor de texto online e gratuito, deixa nos comentários!

, ,

Newsletter

Our latest updates in your e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *