Como fazer uma assinatura digital através do GOV.BR

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Eu precisava assinar um contrato e sugeri que o contrato fosse assinado eletronicamente, para facilitar para mim e para o contratante.
Usamos o assinador de documentos do gov.br. Bem fácil, é só seguir o passo a passo.

O que é e para que serve?

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento digitalmente, usando sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021). Você pode carregar e assinar até 5 documentos por vez e é gratuito.

Caso você não tenha ainda uma conta do site gov.br, clique aqui e siga as orientações para criar sua conta. Para utilizar este serviço, você precisa ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. Caso sua conta ainda não seja de algum desses níveis, verifique aqui como aumentar seu nível. Clique aqui para verificar se sua conta está validada para utilizar a assinatura gov.br.

Passo a passo para realizar sua assinatura eletrônica

Abra o aplicativo do gov.br
Digite seu CPF
Digite sua senha
Verifique se sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura e clique em Assinar documentos digitalmente
Na tela de Autorização de uso de dados pessoais, clique em Autorizar para dar sequência no processo.
Adicione o arquivo que será assinado. Clique em “Escolher arquivo” (1) e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet.
Os arquivos devem ter extensão .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF, com até 100MB.
Verifique se é o documento correto que foi carregado e agora seu documento está pronto ser assinado. Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada.
Para mover a Área da assinatura, clique e arraste o retângulo (1) até o local onde você quer sua assinatura.
Com a assinatura no lugar adequado, clique em Assinar (2) para validá-la.

Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”.

Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”.
Para receber o código no aplicativo gov.br, deixe habilitada a permissão/exibição das notificações do aplicativo.
Em seguida, insira o código enviado para o seu celular e clique em Autorizar.
Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde deverá baixar o documento assinado.
Clique no ícone  ícone de download  para baixar o arquivo assinado e escolha o local para salvar seu arquivo.
Sua assinatura ficará assim no documento

Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.

Achei bem prático de usar, só com um porém: caso você precise de assinaturas de pessoas diferentes no mesmo documento, precisa baixar e enviar o documento já assinado por você (ou outra pessoa) para a próxima assinar. Então precisa ter cuidado para não enviar o documento errado. E documentos assinados digitalmente perdem a validade da assinatura quando impressos, então a validação depende de manter o arquivo em formato digital.


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