Eu precisava assinar um contrato e sugeri que o contrato fosse assinado eletronicamente, para facilitar para mim e para o contratante.
Usamos o assinador de documentos do gov.br. Bem fácil, é só seguir o passo a passo.
O que é e para que serve?
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento digitalmente, usando sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021). Você pode carregar e assinar até 5 documentos por vez e é gratuito.
Caso você não tenha ainda uma conta do site gov.br, clique aqui e siga as orientações para criar sua conta. Para utilizar este serviço, você precisa ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. Caso sua conta ainda não seja de algum desses níveis, verifique aqui como aumentar seu nível. Clique aqui para verificar se sua conta está validada para utilizar a assinatura gov.br.
Passo a passo para realizar sua assinatura eletrônica










Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”.




Clique no ícone


Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.
Achei bem prático de usar, só com um porém: caso você precise de assinaturas de pessoas diferentes no mesmo documento, precisa baixar e enviar o documento já assinado por você (ou outra pessoa) para a próxima assinar. Então precisa ter cuidado para não enviar o documento errado. E documentos assinados digitalmente perdem a validade da assinatura quando impressos, então a validação depende de manter o arquivo em formato digital.
Deixe um comentário